Administração

De acordo com o Estatuto Social da Lupatech, a Companhia é administrada pelo Conselho de Administração e pela Diretoria, composta pelo Diretor Presidente, o Diretor de Relações com Investidores e demais Diretores sem designação específica. O Estatuto Social da Lupatech prevê o Conselho Fiscal de funcionamento não permanente, composto de, no mínimo 3 e no máximo 5 membros, com igual número de suplentes, devendo ser instalado nos exercícios sociais a pedido dos acionistas da Companhia. 

 

Conselho de Administração

O Estatuto Social da Lupatech prevê que o Conselho de Administração seja composto de no mínimo 5 (cinco) e no máximo 9 (nove) membros, e até igual número de suplentes. O Conselho de Administração deverá ser composto, em sua maioria, por Conselheiros Independentes, eleitos pela Assembleia Geral de Acionistas, com mandato unificado e com duração de 2 anos, permitida a reeleição. Excepcionalmente e para fins de transição, quando o Poder de Controle da Companhia passar a ser exercido de forma difusa, conforme definido no Estatuto Social da Lupatech, os membros do Conselho de Administração poderão ser eleitos uma única vez, com mandato unificado de até 3 anos.

Os membros do Conselho de Administração da Lupatech devem ser residentes no País. As competências do Conselho de Administração incluem a definição da orientação geral dos negócios da Companhia, a eleição dos diretores e a supervisão da administração.

Nome Data de Eleição Cargo
Carlos Mario Calad Serrano 18/05/2023 Conselheiro Efetivo
Celso Fernando Lucchesi 18/05/2023 Conselheiro Independente Efetivo
Rafael Gorenstein 17/05/2023 Conselheiro Efetivo e Diretor Presidente e de RI
João Marcos Cavichioli Feiteiro 18/05/2023 Presidente do Conselho de Administração
Simone Anhaia Melo 18/05/2023 Conselheiro Independente Efetivo

Carlos Mario Calad Serrano
Engenheiro elétrico pela Universidade de Los Andes, em Bogotá, possui cursos de Coaching Certification e Creating Breakthrough Strategies pela Universidade de Columbia, Gestão Estratégica de Marketing, na Universidade de Stanford e Harvard. Foi executivo sênior da Archer, empresa internacional da Indústria Serviços de Petróleo e Gás e ocupou posições de gestão em empresas internacionais e nacionais de petróleo na América Latina, Espanha e Ásia.

Celso Fernando Lucchesi
Graduado em Geologia pela UFRGS em 1972, desenvolveu-se em gestão empresarial através de cursos na Fundação Dom Cabral (PGA), Insead e Wharton School. Ingressou na Petrobras em 1973, onde foi Superintendente Executivo de E&P, Diretor Gerente e membro do Comitê de Negócios, e responsável pelas atividades de Estratégia Corporativa e Desempenho Empresarial entre 2003 e 2011, incluindo planejamento estratégico, elaboração dos planos de negócios, orçamento, desempenho e análise de projetos de investimentos. 
Atuou como Vice-Presidente do Comitê Brasileiro do Conselho Mundial de Energia de 20013 a 2012, Membro do Conselho de Administração da Petroquímica Paulínia (PPSA) de 2005 a 2008 e Consultor Sênior da Schlumberger Business Consulting (SBC) de 2013 a 2015. 

Rafael Gorenstein
Engenheiro de Mecânica Aeronáutica graduado pelo ITA, Mestre em Engenharia Teoria de Controle e Estatística pela PUC-RJ e MBA pelo Imperial College, Londres. Atuou como executivo financeiro em Banco de investimento e em várias empresas de grande porte dos setores imobiliário, têxtil, de bebidas e de telecomunicações. Acumula relevante experiência como consultor em reestruturação. Atuou desde janeiro de 2015 até abril de 2017 como consultor financeiro da Companhia, apoiando na formulação da estratégia de reestruturação do passivo e na construção de seu plano de recuperação.

João Marcos Cavichioli Feiteiro
Advogado graduado pela PUC/SP, com LL.M em Direito Societário pelo INSPER. Membro do TMA - Turnaround Management Association e da ICC - International Chamber of Commerce. Atuou como executivo jurídico em companhias de grande porte do setor de petróleo e gás, acumulando relevante experiência em gestão legal estratégica, reestruturação de empresas e renegociação de passivos. Atualmente presta consultoria jurídica estratégica a seus clientes por meio do Feiteiro & Araujo Advogados.

Simone Anhaia Melo
Graduada em Biologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1988, pós-graduada em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos e cursos nível doutorado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, tais como Direito Ambiental e Política Ambiental. Realizou, ainda, Curso de Regulação (PRO-REG) pela London School of Economics em 2010 e Curso de Análise de Impacto Regulátório OCDe (PRO-REG/Programa de Treinamento Banco Mundial) em 2013. Exerceu ainda os seguintes cargos (i) Gerente e Pesquisadora no Laboratório de Gestão Ambiental da Embrapa entre 1995 e 2002; (ii) Gerente Ambiental da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), entre 2002 e 2007; (iii) Assessora Sênior da ANP entre 2007 e 2013. Atualmente, atua como consultora no setor de Óleo, Gás e Biocombustíveis. 

 

Conselho Fiscal

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o conselho fiscal é o órgão societário independente da administração e dos auditores externos. O conselho fiscal pode funcionar tanto de forma permanente quanto de forma não permanente, caso em que atuará durante um exercício social específico quando instalado a pedido dos acionistas que representem, no mínimo, 2% das ações com direito a voto e cada período de seu funcionamento terminará na primeira assembléia geral ordinária após a sua instalação.

As principais responsabilidades do conselho fiscal consistem em fiscalizar as atividades da administração, rever as demonstrações financeiras da companhia e reportar suas conclusões aos acionistas. A Lei das Sociedades por Ações exige que os membros do conselho fiscal recebam remuneração de, no mínimo, 10% do valor médio pago anualmente aos diretores da companhia. A Lei das Sociedades por Ações também exige que o Conselho Fiscal seja composto por, no mínimo, três e, no máximo, cinco membros e seus respectivos suplentes.

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o Conselho Fiscal da Lupatech não poderá conter membros que (i) sejam membros do seu Conselho de Administração; (ii) sejam membros da sua Diretoria Executiva; (iii) sejam empregados, de sociedade controlada ou sob seu controle comum; ou (iv) sejam cônjuges ou parentes até o terceiro grau de qualquer membro da Administração da Companhia.

O Estatuto Social da Lupatech prevê o Conselho Fiscal de caráter não permanente, eleito unicamente a pedido dos acionistas da Companhia em assembleia geral. Para o presente exercício, até o presente momento, não foi solicitada a instalação do Conselho Fiscal pelos acionistas.

 

Diretoria Executiva

O Estatuto Social da Lupatech prevê que a Diretoria seja composta por até nove membros, acionistas ou não, residentes no País. Os diretores são responsáveis pela execução das decisões do Conselho de Administração e pela administração direta da Companhia.

A Diretoria é composta atualmente por 2 diretores eleitos pelo Conselho de Administração, com mandato de um ano, renovável por igual período, acionistas ou não.
 

Nome Data de Eleição Cargo / Designação
Rafael Gorenstein 17/05/2023 Presidente e de Relações com Investidores
Marco Antônio Miola 30/06/2023 Diretor sem designação específica

Rafael Gorenstein
Engenheiro de Mecânica Aeronáutica graduado pelo ITA, Mestre em Engenharia Teoria de Controle e Estatística pela PUC-RJ e MBA pelo Imperial College, Londres. Atuou como executivo financeiro em Banco de investimento e em várias empresas de grande porte dos setores imobiliário, têxtil, de bebidas e de telecomunicações. Acumula relevante experiência como consultor em reestruturação. Atuou desde janeiro de 2015 até abril de 2017 como consultor financeiro da Companhia, apoiando na formulação da estratégia de reestruturação do passivo e na construção de seu plano de recuperação. Foi eleito para a posição de Diretor Presidente e de Relações com Investidores em Abril de 2017.

Marco Antônio Miola
Graduação em Administração de Empresas pelo Instituto de Ensino Superior de America - IESA e MBA em Gestão Empresarial na Fundaçáo Getúlio Vargas - FGV. Atua na Companhia há 30 anos e assumiu gradativamente outras posições, incluindo gestão de equipes e uma experiência internacional , sendo Supervisor de PCS e Administração de Materias em uma unidade fabril que o Grupo Lupatech possuía na Argentina. Até novembro de 2013, atuou como Gerente Regional de Supply Chain. De dezembro de 2013 até março de 2023 atuou na Função de Gerente de Planta / Plant Manager, respondendo diretamente ao Diretor de Operações das unidades localizadas nas cidades de Nova Odessa SP e Veranópolis RS, posteriormente ocupou o cargo de Diretor Industrial. Dentre as principais funções, é responsável em dirigir as áreas industriais: fabricação, qualidade, suprimentos, planejamento da produção, recursos humanos e SSMA. Em maio de 2023, foi eleito ao cardo de Diretor sem designação específica, com mandato a iniciar em 30/06/2023.